PROGRAM FOR CAREGIVERS OF ELDERLY PATIENTS WITH DEMENTIA: AN EXPERIENCE REPORT

Autores

  • Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho Universidade Federal Fluminense
  • Ana Karine Ramos Brum Universidade Federal Fluminense
  • Selma Petra Chaves Sá Universidade Federal Fluminense
  • Mirian da Costa Lindolpho Universidade Federal Fluminense
  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente Universidade Federal Fluminense
  • Drielle dos Santos Louredo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i2.2898-2904

Palavras-chave:

idoso, demência, cuidadores.

Resumo

Objetivo: acolher esse cuidador e orientá-lo sobre a melhor forma de atender as necessidades, principalmente de autocuidado do idoso com essa doença, minimizando os transtornos a ambos. Método: relato de experiência sobre o PRÓ-CUIDEM, grupo de orientação ao cuidador, com encontros coordenados por enfermeiras docentes sendo parte do programa de extensão intitulado Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso e seus cuidadores, em Niterói-RJ. Resultados: o cuidar do idoso com demência é uma tarefa difícil quando não se tem suporte e orientação e cuidadores recebem orientações e divulgam a outros que se encontram na mesma situação, melhorando a qualidade de vida dos cuidadores. Conclusão: os cuidadores necessitam principalmente nos dias de hoje, de uma atenção maior e é através desse grupo que suas dúvidas são esclarecidas e faz com que eles se sintam menos ansiosos, mais dispostos a cuidar do idoso com compreensão e principalmente cuidar da sua própria saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Conceição Leite Funchal Camacho, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal Fluminense (1998) e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001). Doutora em Enfermagem pela EEAN/UFRJ (2010). Especialista em Mediação Pedagógica em Educação a Distância pela PUC-RIO (2010). Atualmente é professora adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa da Universidade Federal Fluminense (EEAAC/UFF). Implantou a Consulta de Enfermagem ao Cliente Portador de Alzheimer no Centro de Doença de Alzheimer (CDA-UFRJ) chefiando o serviço de enfermagem do presente setor (2001). Professora da Pós-Graduação de Geriatria e Gerontologia da EEAAC/UFF. Foi Mediadora Pedagógica da Educação à Distância do Curso de Pós-Graduação de Tecnologias da Educação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO). Atuou como Tutora pedagógica na disciplina de Sistemas de Tutoria em Cursos a Distância na Pós-Graduação de Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância da UFF (Lante - Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino). Revisora ad hoc da Revista Brasileira de Enfermagem e da Revista Estudos Interdisciplinares Sobre o Envelhecimento.

Ana Karine Ramos Brum, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Selma Petra Chaves Sá, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Professora Titular da Escola de Enfermagem Anna Nery, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mirian da Costa Lindolpho, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense. Mestra em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Professora Adjunta da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Drielle dos Santos Louredo, Universidade Federal Fluminense

Acadêmica de Enfermagem do 3º período da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Extensão do Projeto Enfermagem na Atenção à Saúde do Idoso e seus Cuidadores

Downloads

Publicado

2012-04-11

Como Citar

1.
Camacho ACLF, Brum AKR, Sá SPC, Lindolpho M da C, Valente GSC, Louredo D dos S. PROGRAM FOR CAREGIVERS OF ELDERLY PATIENTS WITH DEMENTIA: AN EXPERIENCE REPORT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de abril de 2012 [citado 29º de março de 2024];4(2):2898-904. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1635

Edição

Seção

Experience Report

Plum Analytics