Strategies for teaching learning process in nursing graduate and Postgraduate nursing

Autores

  • Ana Dulce Batista dos Santo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kalyane Kelly Duarte de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sâmara Sirdênia Duarte de Rosário Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Francis Solange Vieira Tourinho Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Viviane Euzébia Pereira dos Santos Uniiversidade do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2014.v6i3.1212-1220

Palavras-chave:

Processos de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Ensino.

Resumo

Objetivo: Apresentar as estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem utilizadas nos cursos de graduação e pós-graduação. Métodos: Revisão integrativa da literatura, utilizando as bases de dados CINAHL, LILACS e MEDLINE. A busca dos artigos foi realizada através dos descritores controlados Nursing Process; Education, Nursing; Teaching; Education, Nursing, Diploma Programs; Education, Graduate; utilizando o operador boleano AND. A amostra constitui-se de 8 artigos. Resultados: Várias estratégias de ensino-aprendizagem do processo de enfermagem são apontadas, a saber: ferramentas eletrônicas, estudos de caso escritos, aula expositiva e aulas teórico-prática para o ensino de graduação. Entretanto, destaca-se a ausência de estudos referentes ao ensino do processo de enfermagem em nível de pós-graduação. Conclusão: A utilização de metodologias inovadoras e ativas facilitam o processo de aprendizagem, enquanto a abordagem restrita a teoria é fator dificultador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Dulce Batista dos Santo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda do programa de pós graduação em enfermagem da UFRN. Bolsista CAPES.

Kalyane Kelly Duarte de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Sâmara Sirdênia Duarte de Rosário, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ana Luisa Brandão de Carvalho Lira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN

Francis Solange Vieira Tourinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN

Viviane Euzébia Pereira dos Santos, Uniiversidade do Vale do São Francisco

Doutora em Enfermagem. Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Brasil.

Publicado

2014-07-03

Como Citar

1.
Santo ADB dos, Oliveira KKD de, Rosário SSD de, Lira ALB de C, Tourinho FSV, Santos VEP dos. Strategies for teaching learning process in nursing graduate and Postgraduate nursing. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 3º de julho de 2014 [citado 29º de março de 2024];6(3):1212-20. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1604

Edição

Seção

Revisão Sistemática de Literatura

Plum Analytics