PHYSIOTHERAPY PRACTICE IN THE NEUROMUSCULAR REHABILITATION PROCESS OF STEINERT’S MYOTONIC DYSTROPHY – CASE REPORT

Autores

  • Sula do Nascimento Massi Nogueira Prefeitura de Três Rios
  • Wiliam César Alves Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura Municipal de Três Rios
  • Maria do Céu Pereira Gonçalves Universidade Estácio de Sá
  • Carine Fernandes Pereira Prefeitura de Paraíba do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2222-2232

Palavras-chave:

cinesioterapia, distrofia miotônica de Steinert, qualidade de vida.

Resumo

A distrofia miotônica de Steinert é uma doença hereditária autossômica dominante ligada ao cromossoma 19. Os sintomas clássicos são a miotonia e fraqueza muscular, porém caracteriza-se por ser multissistêmica, afetando de forma variável vários órgãos e sistemas. A forma Clássica tem aparecimento dos sintomas de forma insidiosa durante a adolescência e em adultos jovens. Objetivo: verificar o papel da cinesioterapia no tratamento e controle da evolução da distrofia miotônica de Steinert, e seu impacto na qualidade de vida do portador desta patologia. Materiais e Métodos: Participou deste estudo uma mulher de 32 anos, portadora de distrofia miotônica de Steinert, o qual foi submetida a 20 sessões de fisioterapia entre abril a julho de 2010. O tratamento realizado foi baseado na cinesioterapia e obedeceu a um protocolo específico elaborado pela pesquisadora composto de: alongamentos, fortalecimento de membros superiores e membros inferiores, expansão pulmonar, exercícios funcionais, treinos de transferências posturais, treino de marcha e escadas. A paciente foi avaliada antes e após a aplicação do protocolo de tratamento pelo questionário de qualidade de vida SF-36 e exame físico. Resultados: De acordo como questionário aplicado, observou-se melhora significativa após o protocolo de atendimento cinesioterapêutico nos domínios: capacidade funcional, limitação por aspectos físicos, dor, estado geral de saúde, vitalidade, aspectos sociais, e saúde mental. Ao exame físico houve melhora significativa da força muscular, com ausência de quedas. Conclusão: Concluiu-se que a cinesioterapia é um recurso fisioterapêutico efetivo na melhora funcional e da qualidade de vida do portador de distrofia miotônica de Steinert.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sula do Nascimento Massi Nogueira, Prefeitura de Três Rios

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF/MG. Pós-Graduada em Fisioterapia Neurológica pela Faculdade Estácio de Sá, Campus Petrópolis/RJ. Fisioterapeuta do Planeta Vida, Prefeitura de Três Rios/RJ e da Policlínica Municipal de Paraíba do Sul/RJ.

Wiliam César Alves Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Prefeitura Municipal de Três Rios

Maria do Céu Pereira Gonçalves, Universidade Estácio de Sá

Professora Titular da Universidade Estácio de Sá, Campus Petrópolis/RJ. Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco – UCB/RJ. Doutora em Clínica Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ/RJ.

Carine Fernandes Pereira, Prefeitura de Paraíba do Sul

Fisioterapeuta graduada pela Universidade Castelo Branco de Três Rios/RJ. Fisioterapeuta da Policlínica Municipal de Paraíba do Sul/RJ.

Downloads

Publicado

2011-08-08

Como Citar

1.
Nogueira S do NM, Machado WCA, Gonçalves M do CP, Pereira CF. PHYSIOTHERAPY PRACTICE IN THE NEUROMUSCULAR REHABILITATION PROCESS OF STEINERT’S MYOTONIC DYSTROPHY – CASE REPORT. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 8º de agosto de 2011 [citado 19º de abril de 2024];3(3):2222-3. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1559

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics