THE NURSING CARE WITH ADULT PATIENTS IN INTENSIVE CARE: AN INTEGRATIVE REVIEW
Main Article Content
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar as publicações sobre o cuidado de enfermagem a pacientes adultos em Unidades de Terapia Intensiva no período de 2005 à 2010, mediante uma revisão integrativa, a partir da análise de artigos publicados nas bases de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Base de Dados da Enfermagem (BDENF) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Utilizou-se como descritores para a busca os termos cuidados de enfermagem, terapia intensiva e saúde do adulto. Identificou-se 1093 artigos, e destes apenas 13 artigos disponíveis na íntegra. Com a análise dos trabalhos extraiu-se 3 categorias para discussão: Gerenciamento do cuidado de Enfermagem, Cuidado de Enfermagem com pacientes, Cuidado de Enfermagem com familiares. Com isso, percebe-se que o cuidado prestado aos pacientes adultos não se restringe apenas a seu processo patológico, mas também inclui o gerenciamento do cuidado e amplia este aos familiares dos pacientes.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Article Details
Como Citar
1.
de Barros AG, da Costa TD, Lopes RH, Santos VEP. THE NURSING CARE WITH ADULT PATIENTS IN INTENSIVE CARE: AN INTEGRATIVE REVIEW. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 13º de agosto de 2012 [citado 29º de junho de 2022];4(3):2585-91. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1512
Edição
Seção
Review
TERMO DE TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
Transfiro os direitos autorais deste artigo para a Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental - Online - RPCF, assim que ele for aceito para a devida publicação eletrônica. Os direitos de autor incluem o direito de reproduzir na íntegra ou em parte por qualquer meio, distribuir o referido artigo, incluindo figuras, fotografias, bem como as eventuais traduções. O autor pode ainda, imprimir e distribuir cópias do seu artigo, desde que mencione que os direitos pertencem a RPCF. Declaro que este manuscrito é original, não tendo sido submetido à publicação, na íntegra ou em partes para outros periódicos online ou não, assim cmmo em Anais de eventos científicos ou capítulos de livros.