APPLICATION OF HUMANISTIC NURSING THEORY IN HEALTHCARE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW

Autores

  • Ramonyer Kayo Morais de Oliveira UFRN
  • Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador FACEX RN
  • Viviane Euzébia Pereira Santos UFRN

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2012.v4i1.2695-2704

Palavras-chave:

Enfermagem, Teoria de Enfermagem, Planejamento de Assistência ao Paciente.

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento produzido sobre a consolidação da Teoria Humanística de Enfermagem nos serviços de saúde, destacando suas possibilidades de aplicação prática. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada nos bancos de dados BDENF, LILACS, SciELO e MEDLINE, utilizando os descritores controlados “enfermagem” e “serviços de saúde” e o não controlado “teoria humanística”. Resultados: Após a análise sistemática das 26 produções científicas selecionadas, os resultados foram agrupados em dois pilares: caracterização dos estudos e questões teóricas trazidas pelos estudos, enfatizando os benefícios do uso da teoria humanística nos serviços de saúde e os desafios relatados, além dos métodos de aplicabilidade descritos nos estudos analisados. Conclusão: Elucidaram-se os inúmeros benefícios relatados nas experiências de aplicação da Teoria Humanística, enfatizando a solidificação de um cuidado humanizado, baseado no diálogo reflexivo e na superação dos elementos tecnicistas da prática profissional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ramonyer Kayo Morais de Oliveira, UFRN

Enfermeiro. Pós-graduando em Terapia Intensiva pela Faculdade Integrada de Patos/PB; membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da UFRN. 

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, FACEX RN

Enfermeira. Pós-graduanda em Saúde Coletiva com Enfoque na Estratégia de Saúde da Família pela FACEX/RN.

Viviane Euzébia Pereira Santos, UFRN

. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Colegiado de Enfermagem da Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil; membro do grupo laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da UFRN/ Natal-RN.

Downloads

Publicado

2012-01-12

Como Citar

1.
Morais de Oliveira RK, Candido de Oliveira Salvador PT, Pereira Santos VE. APPLICATION OF HUMANISTIC NURSING THEORY IN HEALTHCARE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 12º de janeiro de 2012 [citado 28º de março de 2024];4(1):2695-704. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1506

Edição

Seção

Revião

Plum Analytics