APPLICATION OF HUMANISTIC NURSING THEORY IN HEALTHCARE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW

Main Article Content

Ramonyer Kayo Morais de Oliveira
Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador
Viviane Euzébia Pereira Santos

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento produzido sobre a consolidação da Teoria Humanística de Enfermagem nos serviços de saúde, destacando suas possibilidades de aplicação prática. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura realizada nos bancos de dados BDENF, LILACS, SciELO e MEDLINE, utilizando os descritores controlados “enfermagem” e “serviços de saúde” e o não controlado “teoria humanística”. Resultados: Após a análise sistemática das 26 produções científicas selecionadas, os resultados foram agrupados em dois pilares: caracterização dos estudos e questões teóricas trazidas pelos estudos, enfatizando os benefícios do uso da teoria humanística nos serviços de saúde e os desafios relatados, além dos métodos de aplicabilidade descritos nos estudos analisados. Conclusão: Elucidaram-se os inúmeros benefícios relatados nas experiências de aplicação da Teoria Humanística, enfatizando a solidificação de um cuidado humanizado, baseado no diálogo reflexivo e na superação dos elementos tecnicistas da prática profissional. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Morais de Oliveira RK, Candido de Oliveira Salvador PT, Pereira Santos VE. APPLICATION OF HUMANISTIC NURSING THEORY IN HEALTHCARE: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 12º de janeiro de 2012 [citado 28º de setembro de 2022];4(1):2695-704. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1506
Seção
Review
Biografia do Autor

Ramonyer Kayo Morais de Oliveira, UFRN

Enfermeiro. Pós-graduando em Terapia Intensiva pela Faculdade Integrada de Patos/PB; membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da UFRN. 

Pétala Tuani Candido de Oliveira Salvador, FACEX RN

Enfermeira. Pós-graduanda em Saúde Coletiva com Enfoque na Estratégia de Saúde da Família pela FACEX/RN.

Viviane Euzébia Pereira Santos, UFRN

. Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Colegiado de Enfermagem da Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil; membro do grupo laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da UFRN/ Natal-RN.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)