CAREGIVER TO CARE: RAISING AWARENESS PRACTICE CARE OF YOURSELF

Autores

  • Viviane Euzébia Pereira Santos Univasf
  • Beatriz Schumacher IELUSC
  • Bruna Vieira IELUSC
  • Adriana Gonçalves de Barros Univasf

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2269-2276

Palavras-chave:

cuidado de enfermagem, autocuidado, saúde do trabalhador

Resumo

Objetivo: analisar as necessidades dos cuidadores de um hospital de Santa Catarina com relação ao cuidado de si. Metodo: pesquisa qualitativa, descritiva exploratória, utilizada a entrevista semi-estruturada, visando explorar como os profissionais percebem o cuidado de si e o que costumam fazer para cuidarem-se. Participaram do estudo 34 colaboradores de um hospital estadual do norte do estado de Santa Catarina. Resultados: as entrevistadas reconhecem o significado do cuidado de si e o conceituam como as ações para propiciar a qualidade de vida e destacam atividades de relaxamento/ lazer, hábitos alimentares saudáveis, manter uma atividade física regular. Conclusão: deve-se criar o mundo solidário dentro da própria profissão, identificando os problemas de saúde entre os profissionais de saúde, nas mais diversas situações de trabalho. Programas educacionais, estratégias clínicas para orientação e o diagnóstico precoce desses problemas devem ser estimulados, visando a sensibilização para o cuidado de si. Descritores: cuidado de enfermagem; autocuidado; saúde do trabalhador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Euzébia Pereira Santos, Univasf

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Colegiado de Enfermagem da Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil; membro dos grupos de pesquisa  laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da UFRN/ Natal/ RN

Beatriz Schumacher, IELUSC

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem- PEN/ UFSC. Coordenadora e docente do Curso de Graduação em Enfermagem do Bom Jesus/ IELUSC – Joinville/SC. Membro do Grupo de estudos e pesquisas em Enfermagem NEPEN- IELUSC.

Bruna Vieira, IELUSC

Enfermeira. Graduada pelo Curso de Graduação em Enfermagem do Bom Jesus/ IELUSC – Joinville/SC. Membro do Grupo de estudos e pesquisas em Enfermagem NEPEN- IELUSC.

Adriana Gonçalves de Barros, Univasf

Discente em Enfermagem pela UNIVASF. Membro do Grupo de estudos e pesquisas de cuidado em saúde e – GEPECS/ UNIVASF/PE.

Downloads

Publicado

2011-09-13

Como Citar

1.
Santos VEP, Schumacher B, Vieira B, de Barros AG. CAREGIVER TO CARE: RAISING AWARENESS PRACTICE CARE OF YOURSELF. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 13º de setembro de 2011 [citado 29º de março de 2024];3(3):2269-76. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1475

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics