GYNECOLOGIC AND OBSTETRIC PROFILE OF PREGNANT WOMEN ENROLLED IN THE NURSING

Main Article Content

Illyane Alencar Carvalho
Viviane Euzébia Pereira Santos
Djane da Silva Teixeira
Juliana Alencar Carvalho

Resumo

Objetivo: identificar o perfil ginecológico-obstétrico de gestantes atendidas em consulta de enfermagem em uma Estratégia de Saúde da Família Rural de Petrolina. Métodos: trata-se de um estudo quantitativo do tipo descritivo, com abordagem documental, para a coleta de dados foram analisadas 90 fichas de gestantes, no período de janeiro a junho de 2009, através do programa EPI info.  Resultados: os dados apontam que a maioria das gestantes tiveram menarca entre 11 e 15 anos (82,2%); apresentaram anteriormente partos vaginais (85,5%); utilizavam Anticoncepcional Hormonal Oral antes da gestação (36,7%) ; não tiveram DST (90%). Conclusão: através da consulta de enfermagem pode-se conhecer o perfil da clientela, o que contribuiu de maneira significativa para nortear as ações, possibilitando a orientação para as reais necessidades das gestantes, visando à qualidade das consultas. Descritores: gestante; papel do profissional de enfermagem; cuidado pré-natal; programa de saúde da família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Carvalho IA, Santos VEP, Teixeira D da S, Carvalho JA. GYNECOLOGIC AND OBSTETRIC PROFILE OF PREGNANT WOMEN ENROLLED IN THE NURSING. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 3º de maio de 2011 [citado 10º de agosto de 2022];3(2):1973-82. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1428
Seção
Research
Biografia do Autor

Illyane Alencar Carvalho, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Enfermeira. Graduada pela Universidade de Pernambuco – UPE. Pós-graduada em Saúde Pública pela Faculdades Inta. Aluna do curso de Pós-graduação em Gestão em Saúde pela UEPB e Enfermagem do Trabalho pelo IBPEX. Técnica administrativa em educação- TAE da Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Cuidados em Saúde – GEPECS. 

Viviane Euzébia Pereira Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em
Enfermagem (PEN), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Professora do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal
do Vale do São Francisco/ UNIVASF- Petrolina/PE

Djane da Silva Teixeira, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Djane da Silva Teixeira. Enfermeira.  Especialista em Saúde Pública pela FACINTER. Técnica administrativa em educação- TAE da Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF. Membro do GEPECS – UNIVASF/PE.  

Juliana Alencar Carvalho, Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina

Graduada na Universidade de Pernambuco- UPE 2007. Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde de Petrolina

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>