NURSES’ PERCEPTIONS OF PERMANENT EDUCATION FOR HEALTH IN A TEACHING HOSPITAL

Autores

  • Cristiane Trivisiol Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlene Terra Universidade Federal de Santa Maria
  • Stela Maris Padoin Universidade Federal de Santa Maria
  • Silvana Ceolin Universidade Federal de Pelotas
  • Annie Jeanninne Bisso Lacchini Universidade Federal de Santa Maria
  • Claudia Rosane Perico Lavich Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i3.2286-2296

Palavras-chave:

enfermagem, educação continuada em enfermagem, enfermeiros, saúde, prática profissional

Resumo

OBJETIVO: compreender como os enfermeiros percebem a Educação Permanente em Saúde em um hospital de ensino e conhecer as facilidades/dificuldades sentidas pelos enfermeiros/as para efetivação da Educação Permanente em um hospital de ensino. MÉTODO: pesquisa qualitativa realizada no segundo semestre de 2009 com dezessete enfermeiros das unidades de serviço e apoio de um hospital público de ensino do sul do país. Para analisar os dados, aplicou-se a Análise de Conteúdo Temática a partir da leitura do conteúdo das entrevistas. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal de Santa Maria, pelo Parecer Nº 0111.0.243.000-09. RESULTADOS: dos depoimentos emergiram duas categorias: percepção dos enfermeiros/as acerca da Educação Permanente em Saúde e facilidades/dificuldades sentidas pelos enfermeiros/as para efetivação da Educação Permanente em Saúde. CONCLUSÃO: a Educação Permanente em Saúde já criou um caminho a ser traçado pelos enfermeiros no hospital, porém é um constante desafio realizar mudanças, para que os serviços, efetivamente, tornem-se espaços de aprendizagem. DESCRITORES: enfermagem; educação continuada em enfermagem; enfermeiros; saúde; prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Terra, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada e Licenciada em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora Medianeira - FACEM (1983), Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Franciscano (1998) e Doutorado em Enfermagem - Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2007). Professora Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/RS atuando na Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem e Residência Multiprofissional Integrada em Sistemas Públicos de Saúde. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em saúde mental e psiquiatria no Cuidado ao Adulto. Ainda, nos temas que envolvem: Educação e Formação em Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa Cuidado à Saúde das Pessoas, Famílias e Sociedade da UFSM/Santa Maria, RS. Linhas de pesquisa: cuidar em saúde e em enfermagem; fundamentos do cuidado em enfermagem.

Stela Maris Padoin, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), mestrado em Assistência em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery - UFRJ (2006). Professora adjunto da Universidade Federal de Santa Maria/RS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em infecção pelo HIV e AIDS, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde da mulher, da criança e do/a adolescente, educação em saúde, aleitamento materno. Linhas de pesquisa: cuidar em saúde e em enfermagem; fundamentos do cuidado em enfermagem.

Downloads

Publicado

2011-09-18

Como Citar

1.
Trivisiol Silva C, Terra M, Padoin SM, Ceolin S, Bisso Lacchini AJ, Perico Lavich CR. NURSES’ PERCEPTIONS OF PERMANENT EDUCATION FOR HEALTH IN A TEACHING HOSPITAL. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 18º de setembro de 2011 [citado 28º de março de 2024];3(3):2286-9. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1425

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics