COMMUNICATION NO VERBAL IN INTENSIVE CARE UNITS: PERCEPTION OF NURSES

Autores

  • Júlio César Batista Santana Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica
  • Bianca Santana Dutra
  • Roberto Carlos Lyra Silva Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro
  • Ana Flávia Rodrigues
  • Thiago Henrique Pereira Nunes

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i2.1912%201923

Palavras-chave:

Comunicação não verbal, Barreiras de comunicação, Unidades de terapia intensiva, Cuidados de enfermagem.

Resumo

Objetivo: compreender o significado da comunicação não verbal na assistência aos pacientes em ventilação mecânica na percepção de um grupo  de  enfermeiros intensivistas.

Metodologia: pesquisa qualitativa, realizado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital público do interior de Minas Gerais com um grupo de 7 enfermeiros. Utilizado uma entrevista contemplando a seguinte questão norteadora: Qual a sua compreensão sobre o processo da comunicação não verbal em pacientes impossibilitados de comunicar verbalmente internados em uma UTI?”

Resultados: emergiram cinco categorias: 1)Presença dos familiares: elo na comunicação não verbal favorecendo a humanização do cuidar e recuperação do paciente; 2) Equipe de enfermagem no processo da comunicação não verbal nas UTIs: dificuldades e avanços; 3) Os sentimentos do paciente incapacitado de se comunicar verbalmente; 4) Busca  de novas formas de comunicação pelo paciente e cuidadores; 5) Subestimação da compreensão da comunicação não verbal pela equipe.

Conclusão: o estudo demonstrou a importância da comunicação não verbal nas UTIs, porém destaca-se as dificuldades da equipe nessa situação e que muitas das vezes subestimam as queixas não-verbais, ressalta que os familiares tem um papel fundamental nesse processo e que novos avanços nas formas de comunicação-não verbal nessas unidades precisam ser trabalhados, para favorecer a recuperação do paciente, através uma assistência integral e humanizada.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César Batista Santana, Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica

Bianca Santana Dutra

2Enfermeira pela  Faculdade Ciências da Vida, Sete Lagoas. Minas Gerais. Aluna do curso de especialização do curso de Enfermagem em Urgência, Emergência e Trauma da PUC/Minas. E-mail:. 

Roberto Carlos Lyra Silva, Universidade Federal do estado do Rio de Janeiro

Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. 

Ana Flávia Rodrigues

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pelo Instituto de Educação Continuada PUC Minas.

Thiago Henrique Pereira Nunes

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva pelo Instituto de Educação Continuada PUC Minas.

Downloads

Publicado

2011-04-26

Como Citar

1.
Santana JCB, Dutra BS, Silva RCL, Rodrigues AF, Nunes THP. COMMUNICATION NO VERBAL IN INTENSIVE CARE UNITS: PERCEPTION OF NURSES. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 26º de abril de 2011 [citado 19º de abril de 2024];3(2):1912 1923. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1424

Edição

Seção

Artigo Original

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Plum Analytics