BURNOUT SYNDROME IN NURSING: AN INTEGRATIVE REVIEW

Main Article Content

Ramonyer Kayo Morais de Oliveira
Théo Duarte da Costa
Viviane Euzébia Pereira Santos

Resumo

Objetivo: Analisar como os estudos científicos descrevem a síndrome de burnout em enfermeiros. Métodos: Revisão integrativa de literatura, nas bases de dados BDENF, LILACS, MEDLINE e biblioteca Cochrane, por meio dos descritores estresse, burnout, hospital e enfermagem, em português e/ ou em suas variações na língua inglesa. Resultados: Somente 14 artigos entraram na seleção por se enquadrarem nos critérios de inclusão e por contemplar respostas à questão norteadora (três artigos falavam de lazer, período de trabalho e qualidade de vida; cinco artigos descreviam estresse; sete artigos detalhavam burnout, e apenas um artigo descreveu qualidade de vida e estresse simultaneamente). Conclusão: Os artigos apresentaram preocupação somente nos setores do ambiente hospitalar, principalmente em setores fechados, havendo carência em pesquisas fora destes. Descritores: Enfermagem, burnout, estresse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Oliveira RKM de, Costa TD da, Santos VEP. BURNOUT SYNDROME IN NURSING: AN INTEGRATIVE REVIEW. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 3º de janeiro de 2013 [citado 29º de junho de 2022];5(1):3168-75. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1409
Seção
Review
Biografia do Autor

Ramonyer Kayo Morais de Oliveira, UFRN

Enfermeiro. Pós-graduando em Terapia Intensiva pela Faculdade Integrada de Patos/PB e aluno especial do mestrado da PGENF/UFRN; membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da UFRN/ Natal-RN.

Théo Duarte da Costa, UFRN

Enfermeiro. Mestrando do programa de pós-graduação em Enfermagem - PGENF/UFRN; Especialista em auditoria em serviços de saúde pela FCM/FACISA; Docente do curso de graduação em enfermagem FATERN/Natal; Professor substituto da escola de enfermagem de Natal/UFRN; membro do grupo de pesquisa laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da UFRN/ Natal-RN.

Viviane Euzébia Pereira Santos, UNIVASF

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora do Colegiado de Enfermagem da Federal do Vale do São Francisco, Petrolina, Pernambuco, Brasil; membro dos grupos de pesquisa incubadora de procedimentos de enfermagem e laboratório de investigação do cuidado, segurança e tecnologias em saúde e enfermagem da UFRN/ Natal-RN.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>