ADVERSE EVENTS IN INTENSIVE CARE: WHAT THEY KNOW THE NURSES

Main Article Content

Roberto Carlos Lyra da Silva
Juliana Jenifer Araújo Cunha
Cinthia Lana Santos Moreira

Resumo

Introdução: Notadamente, na terapia intensiva, o incremento tecnológico vivenciado atualmente vem exigindo cada vez mais a capacitação de pessoal e a gestão dos recursos tecnológicos disponíveis.

Objetivos: Identificar o que sabem os profissionais de enfermagem acerca do que é, como se identifica e como se notifica um evento adverso e analisar a relação entre esse saber e os baixos índices de notificações de eventos adversos observados no Estado/ Cidade do Rio de Janeiro no primeiro mês de 2009.

Métodos: Quantitativo com amostragem não probabilística. Participaram 68 profissionais de enfermagem. A análise estatística foi aplicada aos dados produzidos com o objetivo de se determinar a frequência simples.

Resultados: Enfermeiros e técnicos de enfermagem demonstraram saber muito pouco acerca do tema.

Discussão: Não raramente a ocorrência de eventos adversos está relacionada ao uso de tecnologias na assistência a saúde, podendo ser um fator causador da morte ou doença / lesão séria do paciente, que inclui, entre outras coisas, eventos que ocorrerem do resultado de erro do usuário quando da utilização desses recursos.

Conclusões: A falta de saber acerca do que é, como se identifica e como se notifica um evento adverso em saúde poderão corroborar para o incremento nas taxas de evento adverso, levando a subnotificação dos casos e pondo em risco a vida do doente grave em terapia intensiva.

Palavras-chave: enfermagem; erro médico; iatrogenia;  terapia intensiva

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Silva RCL da, Cunha JJA, Moreira CLS. ADVERSE EVENTS IN INTENSIVE CARE: WHAT THEY KNOW THE NURSES. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 11º de abril de 2011 [citado 9º de agosto de 2022];3(2):1848 1855. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1393
Seção
Research
Biografia do Autor

Roberto Carlos Lyra da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Enfermeiro, Mestre e Doutor em Enfermagem. Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto - UNIRIO

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)