CONFRONTATION OF THE VIOLENCE IN THE PERIPHERY ON A BAHIAN SOUTHWESTERN: CITY EXPERIENCE STORY

Main Article Content

Daniela Arruda Soares
Carmem Virgínia Moraes da Silva
Valter Aparecido Rodrigues
Mirela Cristina Leto Barbosa

Resumo

Objetivo: relatar as ações de diagnóstico e as intervenções desenvolvidas em um bairro no município do Sudoeste Baiano, com vistas ao enfrentamento da violência. Metodologia: dialógica e problematizadora voltada para os eixos leitura e produção de fichamentos e socialização em grupos de discussão; observação participante, atividades educativas; implantação de grupos de educação em saúde; construção de materiais educativos. Resultados: percebeu-se, por meio das ações desenvolvidas que não se pode tratar a violência como pertencente somente ao setor saúde, mas sim como um fenômeno que requer ações interdisciplinares.Conclusão: foi possível verificar que as ações realizadas parecem ter se constituído em um embrião para o desenvolvimento de comportamentos promotores de mudança na atitude dos moradores do bairro escolhido para sediar o projeto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Soares DA, da Silva CVM, Rodrigues VA, Barbosa MCL. CONFRONTATION OF THE VIOLENCE IN THE PERIPHERY ON A BAHIAN SOUTHWESTERN: CITY EXPERIENCE STORY. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 3º de outubro de 2011 [citado 18º de maio de 2022];3(4):2387-95. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1383
Seção
Experience Report
Biografia do Autor

Daniela Arruda Soares, UFBA

Enfermeira, docente do curso de enermagem da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Enermagem pela Escola de Enfermagem da UFBA e doutoranda em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Carmem Virgínia Moraes da Silva, UESB

Professora do Departamento. De Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Mestre em Psicologia do Programa de Pós Graduação em Psicologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Vitória da Conquista-Ba, Brasil.

Valter Aparecido Rodrigues, FTC

Professor do curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências. Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade de Comunicação Social Caspér Libero Faculdade de Tecnologia e Ciências/FTC. Vitória da Conquista-Ba, Brasil.

Mirela Cristina Leto Barbosa, FTC

Professora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciências. Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Tecnologia e Ciências/FTC. Vitória da Conquista-Ba.

Plum Analytics