ERGONOMICS AND RISC IN NURSING CARE PATH

Autores

  • Joanir Pereira Passos EEAP / UNIRIO
  • Nébia Maria Almeida de Figueiredo EEAP / UNIRIO
  • Florence Romijn Tocantins EEAP / UNIRIO
  • Daniel Aragão Machado EEAP/UNIRIO
  • Priscila Grangeia dos Santos EEAP / UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i2.1835%201840

Palavras-chave:

Cuidados de Enfermagem, Saúde do trabalhador, Ambiente de trabalho.

Resumo

Introdução: Este estudo tem como foco a relação saúde-doença-trabalho. Apresenta como objeto de investigação o caminho da enfermagem para o descarte da urina no cuidado ao cliente.  Os objetivos foram identificar quantos metros a enfermagem caminha para fazer este único procedimento – despejar a urina – e, discutir as implicações para saúde do corpo que cuida. Método: Estudo exploratório. O local da investigação foi um hospital público / filantrópico no Rio de Janeiro para pessoas com deficiência física. A produção dos dados ocorreu mediante mensuração do caminho andado e de quantas vezes este percurso aconteceu durante trinta dias. Resultados: Verificou-se que dois técnicos de enfermagem andam 132 km e 720 m para despejar a urina, contribuindo para agravos, como problemas mecânicos e corporais, associado à inadequação da planta física do ambiente de trabalho. Discussão: A aplicação da ergonomia permite reorganizar o processo de trabalho de enfermagem propondo modos de execução mais adequados. Considerações Finais: Faz-se importante reconhecer a relação saúde – ambiente – trabalho, nas dimensões individuais e coletivas. Descritores: Cuidados de Enfermagem; Saúde do trabalhador; Ambiente de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joanir Pereira Passos, EEAP / UNIRIO

<

Nébia Maria Almeida de Figueiredo, EEAP / UNIRIO

Doutor em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto – UNIRIO.

Florence Romijn Tocantins, EEAP / UNIRIO

Doutor em Enfermagem. Professora Titular do Departamento de Enfermagem em Saúde Pública da Escola de Enfermagem Alfredo Pinto – UNIRIO

Daniel Aragão Machado, EEAP/UNIRIO

Doutorando em Enfermagem e Biociências do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIRIO

Priscila Grangeia dos Santos, EEAP / UNIRIO

Enfermeira do Quadro de Oficiais de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UNIRIO.

Downloads

Publicado

2011-04-11

Como Citar

1.
Passos JP, Figueiredo NMA de, Tocantins FR, Machado DA, Santos PG dos. ERGONOMICS AND RISC IN NURSING CARE PATH. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 11º de abril de 2011 [citado 28º de março de 2024];3(2):1835 1840. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1303

Edição

Seção

Experience Report

Plum Analytics