THE IMPACT OF MUSCULO SKELETAL DISORDERS WORKERS IN THE NURSING TEAM IN CAMPOS DOS GOYTACAZES

Autores

  • Rodrigo Leite Hipolito Universidade Federal Fluminense
  • Maria Tvone Chaves Mauro Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Vanessa Maurício Cristina UERJ
  • Celida Luna Mendevil UNESA
  • Leandro Andrade Silva UERJ
  • Shirley Rangel Gomes Universidade Salgado de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.2011.v3i2.2015%202023

Palavras-chave:

transtornos traumaticos cumulativos, prevenção e controle. Equipe de enfermagem.

Resumo

A pesquisa foi realizada em um Hospital localizado na cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo com abordagem quali-quantitativa na análise dos dados. Foram investigados 113 profissionais da equipe de enfermagem. Foi empregada análise estatística com distribuição de freqüências absolutas e percentuais, apresentados na forma de tabela com análise dos resultados baseada na literatura. Os resultados foram apresentados quanto ao Perfil Profissional, Turno de Trabalho e Fisiopatologia do Trabalho. A lombalgia foi apontada como a de maior incidência 19 (32%), seguida da tendinite 16 (28%) e desvios da coluna 08(14%). Os resultados demonstraram que o desconhecimento das técnicas de prevenção das lesões e distúrbios osteomusculares e a falta de treinamento em serviço contribuíram na ocorrência dos agravos a saúde destes trabalhadores da enfermagem.

 

Palavras-chave: Transtornos traumáticos cumulativos. Prevenção e controle. Equipe de enfermagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Leite Hipolito, Universidade Federal Fluminense

Professor Assistente da Universidade Federal Fluminense/UFF/PURO. Enfermeiro. Mestre em Enfermagem pela UERJ.

Maria Tvone Chaves Mauro, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora titular visitante da UERJ, membro do Comitê Científico da Associação Brasileira de ergonomia, presidente da Associação Nacional de Enfermagem do Trabalho, Comitê Científico – parecerista International Stress Management Association, consultor ad hoc da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior, comitê científico – Associación de Analisis de Sistema de salud e pesquisador C1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Vanessa Maurício Cristina, UERJ

Mestranda UERJ/Especialista em Terapia Intensiva e Clínica Medico-CIrúrgica/ Enfermeira Intensivista do Hospital Geral de Garus/ Enfermeira do Ministério da Saúde (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia-INTO).

Celida Luna Mendevil, UNESA

Enfermeira. Especialista em Saúde Coletiva/UNB. Especialista em Ativação nos Processos de Mudança na formação dos Profissionais da Saúde/ ENSP.  Mestre em Enfermagem/UERJ. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Estácio de Sá/Campos dos Goytacazes.

Leandro Andrade Silva, UERJ

Enfermeiro / Terapeuta Ocupacional; Mestrando em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Shirley Rangel Gomes, Universidade Salgado de Oliveira

Mestre em enfermagem profissional assistencial UFF, Pós graduada em gestão estratégica FVG, Enfermeira da comissão de Pele do Hospital Geral de Guarus, Pós graduanda em enfermagem do trabalho\Faculdade Redentor.

 

Downloads

Publicado

2011-06-21

Como Citar

1.
Hipolito RL, Mauro MTC, Cristina VM, Mendevil CL, Silva LA, Gomes SR. THE IMPACT OF MUSCULO SKELETAL DISORDERS WORKERS IN THE NURSING TEAM IN CAMPOS DOS GOYTACAZES. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 21º de junho de 2011 [citado 28º de março de 2024];3(2):2015 2023. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1286

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics