OCCUPATIONAL RISKS AND INTERFACES WITH THE HEALTHOF THE NURSING STAFF INTENSIVE THE MUNICIPALITY OF GOYTACAZES

Main Article Content

Rodrigo Leite Hipolito
Maria Yvone Chaves Mauro
Vanessa Cristina Maurício
Shirley Rangel Gomes
Leandro Andrade Silva
Elizabeth Carla Vasconcelos Barbosa

Resumo

Estudo de caso de natureza descritiva e abordagem quantitativa com intuito de investigar as condições de trabalho e saúde das equipes de enfermagem das unidades de terapia intensiva de um hospital geral na cidade de Campos dos Goytacazes\RJ e verificar se as condições de trabalho influenciam a saúde da equipe de enfermagem, caracterizando os riscos percebidos pelo grupo. A população alvo foram 34 trabalhadores. Foi evidenciada uma grande frequencia de riscos ergonômicos, físicos, químicos e biológicos. Destacam-se como danos à saúde decorrentes das condições de trabalho, problemas musculoesqueléticos e vasculares. Os trabalhadores interessam-se pouco pela prevenção de riscos ocupacionais. Sugere-se as autoridades do hospital direcionar e incentivar as políticas de prevenção de riscos ocupacionais aos trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Hipolito RL, Mauro MYC, Maurício VC, Gomes SR, Silva LA, Barbosa ECV. OCCUPATIONAL RISKS AND INTERFACES WITH THE HEALTHOF THE NURSING STAFF INTENSIVE THE MUNICIPALITY OF GOYTACAZES. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 2º de maio de 2011 [citado 9º de agosto de 2022];3(2):1947 1958. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1285
Seção
Research
Biografia do Autor

Rodrigo Leite Hipolito, Universidade Federal Fluminense

Professor Assistente da Universidade Federal Fluminense/UFF/PURO.Enfermeiro, mestre em enfermagem pela UERJ.

Maria Yvone Chaves Mauro, UERJ

Professora titular visitante da UERJ. Membro do comitê científico da Associação Brasileira de Ergonomia, presidente da associação nacional de enfermagem do trabalho, comitê científico - parecerista international stress Management Association, consultor ad hoc da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior, comitê científico - Associación de Analisis de sistema de salud e pesquisador c1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Vanessa Cristina Maurício, UERJ

Mestranda UERJ/especialista em Terapia intensiva e clínica médico cirúrgica. Enfermeira intensivista do hospital geral de Guarus. Enfermeira do Ministério da Saúde (INTO).

Shirley Rangel Gomes, Universidade Salgado de Oliveira

Mestre em enfermagem profissional assistencial UFF, Pós graduada em gestão estratégica FVG, Enfermeira da comissão de Pele do Hospital Geral de Guarus, Pós graduanda em enfermagem do trabalho\Faculdade Redentor.

 

Leandro Andrade Silva, UERJ

Enfermeiro /Terapeuta ocupacional. Mestrando em enfermagem pela UERJ.

Elizabeth Carla Vasconcelos Barbosa, Universidade Federal Fluminense

Professora Adjunto II da Universidade Federal Fluminense/ Polo de Rio das Ostras. Doutora em enfermagem/EEAN/UFRJ.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)