ACCIDENT WITH MATERIALS PIERCING AND BIOLOGICAL ENVIRONMENT IN THE HOSPITAL: ANALYSIS OF RISK EXPOSURE AND PREVENTIVE MEASURES

Main Article Content

Elaine Antunes Cortez
Maxsandro Rangel Silva
Geilsa Soraia Cavalcanti Valente

Resumo

Objetivos: identificar os riscos ocupacionais dos profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar, pontuar as causas de acidentes com materiais perfurocortantes e biológicos entre os profissionais de enfermagem no ambiente hospitalar, e descrever medidas preventivas a serem adotadas pelos enfermeiros do trabalho, de modo a reduzir tais acidentes na referida categoria profissional. Método: estudo exploratório descritivo, qualitativo, através de revisão sistemática de literatura nas bases Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). Após a coleta de dados, foram selecionadas 11 bibliografias potenciais. Realizou-se uma leitura interpretativa e análise temática, das quais emergiram três categorias: riscos ocupacionais entre os profissionais de enfermagem que atuam em ambiente hospitalar; causas de acidentes com materiais perfurocortantes e biológicos em ambiente hospitalar; e medidas preventivas para acidentes com materiais perfurocortantes e biológicos em ambiente hospitalar: atuação do enfermeiro do trabalho. Resultados: identificou-se como riscos ocupacionais o reencapar/manipular agulhas ou cateteres intravenosos e o local de descarte, riscos físicos, químicos, biológicos e riscos específicos da atividade laboral. Conclusão: as medidas preventivas devem ser realizadas com base nos riscos e nas causas dos acidentes, tendo a educação permanente um papel relevante neste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
1.
Cortez EA, Silva MR, Valente GSC. ACCIDENT WITH MATERIALS PIERCING AND BIOLOGICAL ENVIRONMENT IN THE HOSPITAL: ANALYSIS OF RISK EXPOSURE AND PREVENTIVE MEASURES. R. pesq. cuid. fundam. online [Internet]. 14º de abril de 2011 [citado 9º de agosto de 2022];3(2):1856 1872. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1280
Seção
Review
Biografia do Autor

Elaine Antunes Cortez, EEAAC/UFF

1.       Doutora em Enfermagem EEAN/UFRJ; Professora Adjunto do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiatria – MEP/EEAAC/UFF; nanicortez@hotmail.com.

Maxsandro Rangel Silva, UNIPLI

Enfermeiro, Especialista em Enfermagem do Trabalho UNIPLI

Geilsa Soraia Cavalcanti Valente, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Enfermagem (EEAN/UFRJ); Professora Adjunto do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e administração da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa - EEAAC/UFF.

Plum Analytics

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 > >>