Educational practices in health with families of children with special health nedds: integrative review / Práticas educativas em saúde junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: revisão integrativa

Autores

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Família, Saúde da Criança

Resumo

Objetivos: identificar a produção científica sobre práticas educativas em saúde junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde. Métodos: revisão integrativa da literatura desenvolvida em cinco recursos informacionais nos meses de janeiro e fevereiro de 2021. Resultados: incluíram-se nove artigos na síntese qualitativa, dentre os quais a maioria foi nacional, com delineamento metodológico descritivo e com nível VI de evidência. As práticas educativas em saúde encontradas foram: atividades grupais como rodas de conversa e grupos de diálogo, tecnologias educacionais em formato de cartilha, além de práticas integrativas como massagem e atividades musicais. Considerações Finais: a literatura científica sobre a adoção de práticas educativas em saúde que auxiliem o cuidado domiciliar às crianças  com  necessidades  especiais  e  suas famílias ainda é limitada, indicando-se a necessidade de produções que potencializem esta modalidade de assistência. Assim, sugere-se o desenvolvimento de novas pesquisas e desenvolvimento de tecnologias educacionais voltadas para essa temática.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Priscila Mello Almeida da Silva, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Enfermagem na Universidade Federal Fluminense. Enfermeira Rotina do Serviço de Pediatria do Hospital Universitário Antônio Pedro, Niterói- Rio de Janeiro - Brasil.

Liliane Faria da Silva, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, Niterói - Rio de Janeiro - Brasil

Fernanda Garcia Bezerra Góes, Universidade Federal Fluminense

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, Rio das Ostras - Rio de Janeiro -Brasil

Michelle Darezzo Rodrigues Nunes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Vila Isabel - Rio de Janeiro - Brasil

Sandra Teixeira de Araújo Pacheco, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Vila Isabel - Rio de Janeiro-Brasil.

Beatriz Dias Fernandes, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Enfermagem. Professora Adjunta do Departamento de Fundamentos da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense, Niterói - Rio de Janeiro - Brasil.

Referências

Organização das Nações Unidas. A ONU e as pessoas com deficiência [Internet]. Brasília, DF: Organização das Nações Unidas; 2017 [acesso em 30 janeiro 2021]. Disponível em: https://pcd.mppr.mp.br/pagina-41.html

Cabral IE, Moraes JRMM. Family caregivers articulating the social network of a child with special health care needs. Rev. bras. enferm. (Online). [Internet]. 2015 [cited 2021 Apr 7]; 68(6):769-76. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680612i.

Góes FGB, Cabral IE. Discourses on discharge care for children with special healthcare needs. Rev Bras Enferm [Internet]. 2017 [cited 2021 Fev 8]; 70(1):154-61. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680612i.

Bethell CD, Read D, Blumberg SJ, Newacheck PW. What is the prevalence of children with special health care needs? Toward an understanding of variations in findings and methods across three national surveys. Matern Child Health J. [Internet]. 2008 [cited 2021 Jun 5];12(1):1-14. Available from: https://doi.org/10.1007/s10995-007-0220-5.

Arrué AM. Prevalência de crianças que necessitam de atenção especial à saúde em três municípios brasileiros [tese]. Rio de Janeiro (RJ): Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz; 2018. [acesso em 30 de abril 2021] Disponível em: https://nascernobrasil.ensp.fiocruz.br/?page_id=7518.

Okido ACC, Pina JC, Lima RAG. Fatores associados a admissões hospitalares involuntárias em crianças dependentes de tecnologia. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2016 [acesso em 30 de março 2021]; 50 (1): 29-35. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-623420160000100004.

Sousa LMM de, Marques-Vieira CMA, Severino SSP, Antunes AV. A metodologia de revisão integrativa da literatura em enfermagem. Rev Investigação Enf [Internet]. 2017 [acesso em 24 de maio 2021]; Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321319742_Metodologia_de_Revisao_Integrativa_da_Literatura_em_Enfermagem.

Melnyk BM, Fineout-Overholt E. Evidence-based practice in nursing & healthcare: a guide to best practice. 4ª ed. Philadelphia: Wolters Kluwer Health; 2019.

Galvão TF, Pansani TSA, Harrad D. Principais itens para relatar Revisões sistemáticas e Meta-análises: a recomendação PRISMA. Epidemiol Serv Saude [Internet]. 2015 [acesso em 21 de junho 2021]; 24(2):335-342. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ress/v24n2/2237-9622-ress-24-02-00335.

Viana IS, Silva LF, Cursino EG, Conceição DS, Góes FGB, Moraes JRMM. Educational encounter of nursing and the relatives of children with special health care needs. Texto & contexto enferm. [Internet]. 2018 [cited 2021 jan 5]. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-070720180005720016.

Monnerat CP, Silva LF da, Souza DK, Aguiar RCB, Cursino EG, Pacheco STA. Estratégia de educação em saúde com familiares de crianças em uso contínuo de medicamentos. Rev enferm UFPE Online. [Internet]. 2016 [acesso em 21 de janeiro 2021];.Disponível em: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v10i11a11461p3814-3822-2016.

Leite N, Cunha S, Tavares M. (2011). Empowerment das famílias de crianças dependentes de tecnologia: desafios conceituais e a educação crítico-reflexiva freireana. Rev. enferm. UERJ. [Internet]. 2011 [acesso em 6 de janeiro 2021].Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167.2015680612i.

Silveira A, Neves ET. Crianças com necessidades especiais em saúde: cuidado familiar na preservação da vida. Rev. Ciência, Cuidado E Saúde. [Internet]. 2012 [acesso em 12 de fevereiro 2021] Disponível em: https://doi.org/10.4025/cienccuidsaude.v11i1.18861.

Precce ML, Moraes JRMM, Pacheco STA, Silva LF, Conceição DS, Rodrigues EC. Educational demands of family members of children with special health care needs in the transition from hospital to home. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2020 [cited 2021 jan 20. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672020001600165&lng=en.

Precce ML, Moraes JRMM. Processo educativo com parentes de crianças com necessidades especiais de saúde na transição hospital-casa. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2020 [citado em 24 de fevereiro de 2021]. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072020000100341&lng=en.

Oliveira NLL, Barbosa EMG, Pitombeira MGV, Chaves EMC, Carvalho REFL. Revista Eletrônica De Enfermagem. [Internet]. (2020) [citado em 24 de junho de 2021]. Tecnologia educativa para cuidadores de crianças e adolescentes dependentes de cuidados especiais no domicílio. Disponível em: https://doi.org/10.5216/ree.v22.56051.

Powell L, Stapley J. Training parents of children with life-long and life-limiting conditions in the art of massage. Complement Ther Clin Pract. [Internet]. 2008 [cited 2021 Fev 8]. Available from: https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2008.03.002.

Stensæth K. "Musical co-creation"? Exploring health-promoting potentials on the use of musical and interactive tangibles for families with children with disabilities. Int J Qual Stud Health Well-being. [Internet]. 2013 [cited 2021 Fev 8]. Available from: https:// doi: 10.3402/qhw.v8i0.20704. PMID: 23930992; PMCID: PMC3740601.

Sampaio, J; Santos GC,Agostini MS, Anarita S. Limites e potencialidades das rodas de conversa no cuidado em saúde: uma experiência com jovens no sertão pernambucano. Interface (Botucatu) [Internet]. 2014 [citado em 24 fevereiro 2021]. Disponível em https://www.scielo.br/j/icse/a/dGn6dRF4VHzHQJyXHNSZNND/abstract/?format=html&lang=pt.

Silva APM, Pina JC, Rocha PK, Anders JC, Souza AIJ, Okido ACC. Training of caregivers of children with special healthcare needs: simulation contributions. texto contexto - enferm. [Internet].2020 [cited 2021 Jun 09]. Available from: http://www.revenf.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072020000100389&lng=pt.

Thrasher J, Baker J, Ventre KM, Martin SE, Dawson J, Cox R, et al. Hospital para casa: uma iniciativa de melhoria de qualidade para implementar treinamento de simulação de alta fidelidade para cuidadores de crianças que precisam de ventilação mecânica de longo prazo. J Pediatr Nurs [Internet]. 2018 [citado em 30 de julho 2021]; 38: 114-21. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.pedn.2017.08.028.

Sigalet E, Cheng A, Donnon T, Koot D, Chatfield J, Robinson T, et al. Uma intervenção baseada em simulação de ensino de gestão de crises para cuidadores: um estudo piloto controlado randomizado. Saúde infantil pediátrica [Internet]. 2014 [citado em 30 de julho 2021];19(7):373-8. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25332677.

Santiago JCS, Moreira TMM. Booklet content validation on excess weight for adults with hypertension. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2019 [cited 2021 Fev 8];72(1):95-101. Available from: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2018-01059.

Caldas ACS, Dias RS, Sousa SMA, Teixeira E. Produção sensível e criativa de tecnologia cuidativo-educacional para famílias de crianças com gastrostomia. Esc Anna Nery. [Internet]. 2019 [citado em 30 de julho 2021]. Disponível em : https://dx.doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2018-01448.

Cardoso RSS, Sá SPC, Domingos AM, Sabóia VM, Maia TN, Padilha J MFO, et al. Tecnologia educacional: um instrumento dinamizador do cuidado com idosos. Rev Bras Enferm. [Internet]. 2018 [citado em 30 de julho 2021]. Disponível em :https://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-012910.

Áfio ACE, Balbino AC, Alves MDS, Carvalho LV, Santos MCL, Oliveira NR. Análise do conceito de tecnologia educacional em enfermagem aplicada ao paciente. Rev Rene. [Internet]. 2014 [citado em 30 de junho 2021]; 15(1):158-165. Disponível em: https://doi.org/10.15253/2175-6783.2014000100020.

Costa CIA, et al. Construção e validação de materiais educativos para criança com doença crônica: uma revisão integrativa. Revista Enfermagem UERJ. [Internet]. 2018 [citado em 15 de junho 2021].Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/34208/28371>.

Monteiro SNC, Carvalho EMP, Medeiros L, Silva AL, Guilhem D. Educação em saúde para crianças com estomias intestinais: o enfermeiro como mediador do cuidar. Rev Pesqui Qualit [Internet]. 2018 [citado em 16 de junho 2021];6(10):44-59. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/index.php/rpq/article/view/205/105.

Monteiro MM, Silva VB; Alcântara A, Costa E. Educação e cuidado em saúde por meio do Arco de Maguerez na pediatria clínica Rev Enferm Atenção Saúde [Internet]. 2020 [citado em 16 de junho 2021]. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciai q2016/article/view/736.

Publicado

2022-07-25

Como Citar

1.
Silva FPMA da, Silva LF da, Góes FGB, Nunes MDR, Pacheco ST de A, Fernandes BD. Educational practices in health with families of children with special health nedds: integrative review / Práticas educativas em saúde junto aos familiares de crianças com necessidades especiais de saúde: revisão integrativa. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 25º de julho de 2022 [citado 19º de abril de 2024];14:e-11222. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/11222

Edição

Seção

Revisão Integrativa de Literatura