Parliamentary knowledge: a tool for the creation of a training center on the franco brasileira frontier / Conhecimento parlamentar: uma ferramenta para criação de núcleo de capacitação na fronteira franco brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v14.10728

Palavras-chave:

Conhecimento, Lei orgânica, Capacitação, Educação continuada, Saúde na fronteira.

Resumo

Objetivo: analisar o conhecimento dos parlamentares da fronteira franco brasileira sobre a tutela jurídica dos usuários de álcool. Método: estudo exploratório de cunho qualitativo, realizado com 11 vereadores. Os dados foram obtidos por meio de entrevista com roteiro semiestruturado e uma pergunta aberta, processada no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRaMuTeQ®). Resultado: foram geradas sete classes, divididas em dois segmentos, que foram nomeadas com base nas falas dos depoentes: 1) Capacitação parlamentar sobre a tutela jurídica dos usuários de álcool e 2) Ferramentas para criação do Núcleo de Capacitação Parlamentar. Conclusão: o conhecimento dos vereadores acerca da tutela jurídica dos usuários de álcool é permeado de conhecimentos generalistas e sem cunho científico, mostrando a necessidade da criação de um Núcleo de Capacitação Parlamentar, a partir de uma formação competente.

 

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Biografia do Autor

Tancredo Castelo Branco Neto, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (Campus Binacional) Coordenação de Direito

Possui graduação em Bacharelado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí - UESPI (2009). Especialização em Direito Civil e em Direito Processual Civil pelo Centro de Ensino Unificado de Teresina - CEUT (2011). Mestre em Saúde da Família pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI. Atualmente é Professor efetivo do Magistério Superior da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP - Campus Binacional. Foi Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica -NPJ.

Fernanda Matos Fernandes Castelo Branco, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (Campus Binacional)Coordenação de Enfermagem

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem - PPGE do Departamento de Enfermagem Materno-infantil e Psiquiátrica da Universidade de São Paulo (USP), membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem em Adicções - Álcool & outras drogas (NEPEAA) - CNPq. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (Campus Binacional)Tem experiência nas áreas de Saúde Mental, Álcool e outras drogas.

Fabio Rodrigues Trindade, Universidade Federal do Piauí - Departamento de Enfermagem

Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2018). professor do curso de Enfermagem na Universidade Federal do Piauí. Membro do Grupo de Estudo Saúde Mental e Povos Indígenas (GESMEPI)

Ivonizete Pires Ribeiro, Centro Universitário UNINOVAFAPI - Mestrado Profissional Saúde da Família

professora Titular do Instituto de Ensino Superior do Piauí Ltda - Centro Universitário UNINOVAFAPI, professora Adjunto da Universidade Estadual do Piauí, Enfermeira estatutária do Hospital Getúlio Vargas. 

Fabrício Ibiapina Tapety, Centro Universitário UNINOVAFAPI - Mestrado Profissional Saúde da Família

Cirurgião-dentista pela Universidade Federal do Piauí (1995), PhD em Clinical Dentistry pela Niigata University/Japão. Pós-doutor em Implantodontia pela Johannes Gutenberg Univeristy em Mainz/Alemanha. Professor Titular -Tempo Integral (TI)- do Centro Universitário UNINOVAFAPI, Professor Adjunto I de Anatomia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI/FACIME). 

Rauirys Alencar de Oliveira, Centro Universitário UNINOVAFAPI - Mestrado Profissional Saúde da Família

Doutor em Engenharia Biomédica.  Professor Adjunto da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Ex-membro da Comissão de Direito da Saúde da OAB-PI.

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Publicado

2022-04-07

Como Citar

1.
Branco Neto TC, Castelo Branco FMF, Trindade FR, Ribeiro IP, Tapety FI, Oliveira RA de. Parliamentary knowledge: a tool for the creation of a training center on the franco brasileira frontier / Conhecimento parlamentar: uma ferramenta para criação de núcleo de capacitação na fronteira franco brasileira. Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 7º de abril de 2022 [citado 29º de março de 2024];14:e-10728. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10728

Edição

Seção

Artigo Original

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