Quality of life of workers with arterial hypertension in a university restaurant / Qualidade de vida de trabalhadores com hipertensão arterial atuantes em restaurante universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10463

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Condições de trabalho, Hipertensão, Educação em saúde.

Resumo

Objetivo: avaliar a qualidade de vida de trabalhadores com hipertensão arterial que atuam em restaurante universitário. Métodos: pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, realizada em restaurante universitário, por meio de medidas antropométricas e aplicação do Miniquestionário de Qualidade de Vida. Resultados: constatou-se que 28% dos participantes eram hipertensos; com idades entre 40 e 60 anos; 31% estavam com o índice de massa corporal dentro da normalidade (18,5 – 24,9); 25% apresentaram sobrepeso; 31%, obesidade I; e 12%, obesidade II; a maioria tinha ensino médio completo, histórico familiar de doenças cardiovasculares e consumia bebidas alcóolicas e tabagismo; 38% afirmaram sentir esgotamento físico e 31%, sensação de agonia e tensão. Conclusão: a presença de fatores biológicos e de estilo de vida, como obesidade, sedentarismo e tabagismo, favorecem a ocorrência da hipertensão arterial e influenciam de maneira negativa o tratamento e prognóstico da doença.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Santos Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSES) da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Natal (RN), Brasil. Docente do Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde-UFRN. Líder do Grupo de Pesquisa Saúde e Sociedade do Programa de Pós-Graduação Saúde e Sociedade da Escola de Saúde da UFRN- PPGSES/UFRN.

Deyziane Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRN. Bolsista de Iniciação à Científica PIBIC/UFRN. Natal/RN, Brasil. 

Cleonice Andréa Alves Cavalcante, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSES) da Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN, Natal (RN), Brasil.

Viviane Peixoto dos Santos Pennafort, Hospital Universitário Onofre Lopes/UFRN.

Docente do Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde-UFRN. Pesquisadora Conteudista do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS/HUOL/UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas em Enfermagem em Nefrologia - NEPEN

João Mário Pessoa Júnior, Universidade Federal do Semi-Árido.

Enfermeiro. Doutor do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Docente da Universidade Federal do Semi-Árido/UFERSA, Curso de Medicina. Mossoró-RN-Brasil. 

Francisco Arnoldo Nunes de Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Enfermeiro. Professor Doutor, do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, do Centro de Ciências da Saúde, da UFRN. Natal-RN-Brasil.  

Publicado

2021-09-22 — Atualizado em 2021-09-28

Versões

Como Citar

1.
Cavalcante ES, Silva DF da, Alves Cavalcante CA, Pennafort VP dos S, Pessoa Júnior JM, Miranda FAN de. Quality of life of workers with arterial hypertension in a university restaurant / Qualidade de vida de trabalhadores com hipertensão arterial atuantes em restaurante universitário . Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) [Internet]. 28º de setembro de 2021 [citado 28º de março de 2024];13:1561-1566. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10463

Edição

Seção

Artigo Original

Plum Analytics