REFERENCIAL PIAGETIANO PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL

Autores

  • Lilia do Amaral Manfrinato Justi PPGM UNIRIO

Palavras-chave:

Construtivismo, Psicogenética, Educação Musical

Resumo

Este artigo resume a revisão teórica da minha pesquisa de doutorado intitulada “Integração de Abordagens da Teoria e da Prática em Escolas de Música através das Representações do Fazer Musical” e tem o objetivo de discorrer sobre o Construtivismo, a Psicogenética, e sua possível aplicação na Educação Musical. A literatura aponta que a pedagogia tem se apossado das descobertas piagetianas para embasar teoricamente suas abordagens construtivistas. Sob esta óptica, o desenvolvimento psicológico é visto como uma prolongação do desenvolvimento biológico, e se dá através da interação das estruturas internas do sujeito com o mundo exterior numa contínua busca de equilíbrio. Este texto revê alguns dos aspectos da teoria de Piaget que tem influenciado a pesquisa sobre o desenvolvimento cognitivo musical.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilia do Amaral Manfrinato Justi, PPGM UNIRIO

Pianista, Professora de piano na Escola de Música Villa-Lobos e na Escola de Música da FAETEC de Quintino, Bacharel em Piano pela Escola de Comunicações e Artes da USP, Licenciada em Educação Artística-Música pelo Conservatório Brasileiro de Música, Mestre em Música- Piano pela Escola de Música da UFRJ, atualmente é doutoranda em Música - Ensino-Aprendizagem em Música - no PPGM da UNIRIO.

Downloads

Publicado

2009-02-04

Como Citar

do Amaral Manfrinato Justi, L. (2009). REFERENCIAL PIAGETIANO PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MUSICAL. Cadernos Do Colóquio, 9(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/coloquio/article/view/234

Edição

Seção

Música e educação