O DIREITO AO MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL COMO CONSEQUÊNCIA DO PRINCÍPIO DO PRO HOMME. A INEFICÁCIA DAS PENAS DOS CRIMES AMBIENTAIS SOB O ENFOQUE DA PREVENÇÃO GERAL NEGATIVA.

Main Article Content

Érica Menezes Fonseca Ramos
http://orcid.org/0000-0002-2594-2139

Resumo

O artigo trata do Direito ao Meio Ambiente saudável ligado ao supraprincípio Dignidade da Pessoa Humana, tem por objetivo analisar a ineficácia das penas dos crimes ambientais ante a dificuldade de mensuração do passivo ambiental e as consequências nefastas geradas pelo combate ineficaz dos crimes ambientais que levam ao cometimento e/ou financiamento de diversos crimes como redução a condição análoga à de escravo, contrabando, descaminho, lavagem de capitais, terrorismo, entre outros.  É objetivo igualmente do trabalho analisar o novo tipo penal de maus tratos, sua pena e seu campo de incidência. O artigo visa contribuir para demonstrar a necessidade de revisão das penas dos crimes ambientais visando o combate à destruição do Meio Ambiente e a preservação do planeta como um todo, inclusive do ser humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Article Details

Como Citar
Fonseca Ramos, Érica M. (2022). O DIREITO AO MEIO AMBIENTE SAUDÁVEL COMO CONSEQUÊNCIA DO PRINCÍPIO DO PRO HOMME. A INEFICÁCIA DAS PENAS DOS CRIMES AMBIENTAIS SOB O ENFOQUE DA PREVENÇÃO GERAL NEGATIVA. Notes on Law and Public Policy, 3(1). Recuperado de https://seer.unirio.br/cdpp/article/view/11001
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Érica Menezes Fonseca Ramos, UCAM

Direito Ambiental

Referências

FERNANDES, Bernardo Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. 2019. 11ª Edição. Editora Juspodivm.

TRENNEPOHL, Terence. Manual de Direito Ambiental. 2019.1. 7ª Edição. Saraiva Jur.

MACHADO, Paulo Affonso Leme. Direito Ambiental Brasileiro. 2009. 17ª Edição. Malheiros Editora.

HABIB, Gabriel. Leis Penais Especiais. 2019. 11ª Edição. Editora Juspodivm.

OLIVEIRA, Natacha Alves. Criminologia. Sinopse para Concursos. 2020. 2ª Edição. Editora Juspodivm.

CUNHA, Rogério Sanches. Lei de Execução Penal. 2020. 9ª Edição. Editora Juspodivm