PESQUISA E EXTENSÃO NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM TURISMO

Autores

  • Camila Maria dos S. Moraes
  • Maria Amália S. A. de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.9789/2179-1430.2014.v2i2.42-50

Resumo

O ensino a distância surge, no Brasil, como um projeto de ampliação de acesso ao nível superior, porém a garantia do tripé “ensino, pesquisa e extensão” ainda é um desafio para essa modalidade. O ensino a distância é mediatizado pela plataforma do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) e por intermédio de tutores, materiais didáticos, polos e de ligações através de números 0800.
Além de suscitar uma série de interessantes e relevantes debates acerca de formas de construção do conhecimento, pensar pesquisa e extensão em uma nova modalidade de ensino é rever as concepções filosóficas que permeiam o ensino como um todo. Através da contextualização do ensino a distância no Estado do Rio de Janeiro e do Curso de Licenciatura em Turismo,
pretende-se refletir sobre o papel da pesquisa e extensão nesta modalidade, utilizando para tal a experiência em andamento dois projetos de pesquisa e extensão que estão sendo desenvolvidos.

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Publicado

2015-04-15

Como Citar

Maria dos S. Moraes, C., & Amália S. A. de Oliveira, M. (2015). PESQUISA E EXTENSÃO NA MODALIDADE DE ENSINO A DISTÂNCIA: A EXPERIÊNCIA DA LICENCIATURA EM TURISMO. Alcancead, 2(2), 42–50. https://doi.org/10.9789/2179-1430.2014.v2i2.42-50